Empresário é preso por furto de energia elétrica em Porto Velho
- 04/04/2023
- 0 Comentário(s)
Prisão ocorreu após uma inspeção da Energisa
Um empresário foi preso no final da tarde da última segunda-feira (3) em Porto Velho (RO) por fazer ligação irregular de energia em seu comércio, localizado na Avenida Amazonas. O desvio de energia foi constatado durante uma inspeção da Energisa, que acionou a polícia. A empresa descobriu que o empresário havia sido autuado mais de 15 vezes por irregularidades em seus comércios na cidade.
O furto de energia é considerado crime pelo Código Penal Brasileiro, com pena que varia de um a quatro anos de reclusão. Além de ser ilegal, o desvio de energia pode causar acidentes graves, como incêndios e choques elétricos que podem ser fatais. Esse tipo de prática também causa prejuízos ao Estado de quase R$ 100 milhões por ano em perda de arrecadação de ICMS, recurso que poderia ser usado para diversas melhorias, como a educação, saúde e habitação.
Ligações clandestinas e fraudes nos medidores podem ser denunciadas de forma anônima através do telefone da polícia, 190, ou pelos contatos da Energisa no 0800 647 0120, WhatsApp www.gisa.energisa.com.br e pelo aplicativo Energisa On. A empresa incentiva a população a denunciar, pois isso ajuda a combater o furto de energia e a garantir a segurança e qualidade do serviço prestado.
Redação - SGC