BANCADA DO NORTE SE REÚNE COM EXÉRCITO BRASILEIRO PARA DISCUTIR ESTRATÉGIAS E NOVAS TECNOLOGIAS PARA PROTEGER AS FRONTEIRAS DO PAÍS
- 10/12/2024
- 0 Comentário(s)
Ao longo dos anos, o Brasil enfrenta novos desafios quando se trata da segurança dos seus 16 mil quilômetros de fronteiras com os dez países vizinhos sul-americanos. Entre os desafios, está o combate a guerra do narcotráfico na fronteira.
Mas toda proteção desse território exige soluções inovadoras, tecnológicas e estratégicas em grande escala. É nesse contexto que surgiu o Sistema Integrado de Monitoramento de Fronteiras - SISFRON, cujo projeto estratégico pertence às Forças Armadas, conduzido pelo Exército Brasileiro – E.B., que promete revolucionar a maneira como o país monitora suas fronteiras terrestres.
Os investimentos em tecnologia realizados pelo Exército Brasileiro são fundamentais para a segurança das fronteiras e para o combate ao narcotráfico, principal ameaça presente nessas regiões. Conforme destacado pelo Coronel Chrisóstomo (PL/RO), as Forças Armadas têm desempenhado um papel estratégico e eficaz no enfrentamento desse problema, que se tornou uma questão de escala global.
O sistema integrado brasileiro de sensoriamento é um apoio essencial, pois visa à decisão e ao emprego operacional militar, cujo propósito é fortalecer o combate ao tráfico de drogas, mas principalmente a presença e a capacidade de ação do Estado nas faixas de fronteira.
Todo sistema do SISFRON foi concebido por iniciativa do Comando do Exército Brasileiro, em decorrência da aprovação da Estratégia Nacional de Defesa, em 2008. O sistema enfatiza o adensamento de unidades das Forças Armadas nas fronteiras e impulsiona a capacitação da indústria nacional para a conquista da autonomia em tecnologias indispensáveis à defesa.
O projeto avança cada vez mais, o SISFRON reafirma a importância da defesa nacional e do compromisso com a soberania nacional, deixando claro que o Brasil está disposto a enfrentar, com inteligência e inovação, os desafios de proteger o maior patrimônio do mundo os territórios de mata amazônica do mundo.